Resenha Estilhaça-me


Título: Estilhaça - me 
Autora: Tahereh Mafi
Editora: Novo Conceito


Juliette nunca se sentiu como uma pessoa normal. Nunca foi como as outras meninas de sua idade. O motivo: ela não podia tocar ninguém. Seu toque era capaz de ferir e até matar.
Durante anos, Juliette feriu e, segundo seus pais, arruinou o que estava à sua volta com um simples toque, o que a levou a ser presa numa cela.
Todo dia era escuro e igual para Juliette até a chegada de um companheiro de cela, Adam. Dentro do cubículo escuro, Juliette não tinha notícias do mundo lá fora. Adam ia atualizando-a de tudo.
Juliette não entendeu bem o que estava acontecendo quando foi retirada daquela cela e supostamente libertada, ao lado de Adam, e se vê em uma encruzilhada, com a possibilidade de retomar sua vida, mas por caminhos tortuosos e totalmente desconhecidos.
"Estilhaça-me" é um romance fantástico, que intriga, angustia e prende o leitor até a última página com uma história surreal que mistura amor, medo, aventura e mistério e traz um desfecho surpreendente.
 


Juliette está presa há 264 dias, tendo como companhia apenas um caderno roubado e uma caneta que esta acabando mais rápido do que deveria. Há 264 dias sem contato humano, sem ninguém para conversar além de seu  próprio inconciente, e é esse pequeno bloco de papel roubado que há faz se manter sana mesmo contra todas as possibilidades, é nele que Juliette escreve seus penamentos mais insanos e humanos.

Mas ela não está presa por simplesmente pegar alguns doces na banca de uma senhora sem a sua autorização, ela fez algo que não estava sobre o seu controle, não sabia o poder que suas mão continham, mas ninguém quis escutar o que ela tinha a dizer; nunca escutaram. Então Juliette foi submetida à todo tipo de exames possíveis, agulhas e mais agulhas, tratamentos radioativos, mas nada foi capaz de explicar o que acontecia com suas mãos, então ela foi jogada em uma cela escura onde foi esquecida pela sociedade - ou foi o que ela pensava.

Então em um certo dia eis que o desejo mais guardado de Juliette se realiza, ela consegue um acompanheiro de cela - sim um COMPANHEIRO- tudo que ela mais queria e temia um companheiro de cela do sexo oposto, e lindo, alto, moreno dos  olhos azuis que me fez suspirar o livro todo  e o nome desse Deus grego é tcharammm: Adam um fofo, um amor de pessoa, a melhor pessoa que Juliette já conheceu e quem ela menos queria reencontrar.

A História se passa em uma sociedade distópica, onde os passáros já não voam mais, os animais e pessoas morrem infectados, não há mais alimentos,  todos os países são governados pelo Restabelecimento - uma organização que primeiro veio com a promessa de ajudar as pessoas a terem suas vidas de volta, mas na verdade tudo fazia parte de um plano maléfico. Tem um ponto bem chato no livro que é o uso excessivo de riscos   nas afirmaçãoes ou pensamentos da personagem, mas passado desse contratempo inicial a leitura se torna cativante, envolvente e rola até um romance sem exageros entre Juliette e Adam, mas como distópia que se preste tem de haver um vilão o nosso é o charmoso e de uma perpicaz que chega a beirar a loucura! E falando em quesitos físícos pode ser considerado o personagem mais bonito do livro, mas não ssei porque sou uma das poucas pessoas que não morrem de amor por ele, sim amooo o Warner ele é sarcastico, louco, inteligente, mas eu continou preferindo o Adam.

  Esse é o primeiro livro da Tahereh Mafi e é uma Trilogia e um conto Destrua-me que acontece entre o primeiro livro estilhaça-me e o segundo Liberta-me e é narrado por ninguém menso que o Warner, siiim o vilão o conto é ótimooo e pder ver o ponto de vista do Warner é melhor ainda.

1 comentários: